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Etapas de um embarque de importação

Etapas de um embarque de importação

Importar é uma excelente forma de tornar a empresa mais competitiva, oferecer produtos inovadores e, muitas vezes, com melhor custo-benefício para os clientes. Além disso, o tempo de importação costuma ser menor do que o tempo de produção. 

 

Também é possível importar insumos de fabricação e exportá-los depois, reduzindo ou eliminando os impostos com operações de drawback, por exemplo. Como visto, abrir-se ao comércio internacional por meio da importação é uma forma de aumentar a competitividade do negócio no mercado e que, ainda, pode trazer diversas vantagens tributárias e econômicas.

 

Mas antes de pensar em importar produtos ou insumos, é fundamental conhecer como funciona este processo e quais são as suas etapas. Desse modo, é possível planejar, controlar, mensurar resultados e participar ativamente do processo, prevendo os cenários e custos, tomando as melhores decisões em cada etapa.

 

Portanto, trouxemos este texto que explica as etapas de um embarque de importação a fim de deixar o leitor mais ciente deles e poder participar ativamente do processo, com o devido conhecimento, previsão e planejamento necessários para uma melhor gestão logística. Confira a seguir.

Quais são as etapas de um embarque de importação?

Desde o primeiro momento em que se pensa em importar ou exportar, é preciso considerar a opção de se contratar uma Trading, que, como veremos adiante, traz diversas vantagens, diferentemente da importação direta que possui diversos riscos.

 

Contratar uma Trading se torna uma opção muito mais econômica do que implantar um setor de importação dentro da própria empresa. Além disso, a Trading orienta o cliente sobre todos os benefícios fiscais disponíveis para que haja mais economia na operação de importação, reduzindo ou até mesmo isentando impostos.

 

Confira todas as etapas de um embarque de importação que a sua empresa deve seguir para importar mercadorias sem problemas ou imprevistos. Podemos separar o embarque de importação em nove etapas, tendo subetapas em cada uma delas, as quais veremos a seguir.

  1. Planejamento e Negociação

Esta primeira etapa é fundamental para estudar a viabilidade da importação, prevendo os custos, prazos e condições legais, pois é quando é feita a negociação com o fornecedor e o levantamento das regras exigidas pela Receita Federal e órgãos fiscalizadores, que podem variar de acordo com o produto ou insumo a ser importado.

 

Cotação com fornecedor

Pedido de cotação ao fornecedor, negociação dos prazos de entrega, condições de pagamento e Incoterms. Vale lembrar que a etapa de cotação é de responsabilidade do importador, e não do prestador de serviço, assim como a etapa seguinte.

Proforma Invoice e aceite

Recebimento da cotação, também chamada de Proforma Invoice e revisão das condições para aceite ou ajustes. Assim como a cotação, a Proforma Invoice é realizada pelo próprio importador, isto é, pelo cliente.

Verificação das informações dos produtos

Para que posteriormente sejam feitos os documentos de importação (como Fatura Comercial, Declaração de Importação, Nota Fiscal de Importação) é necessário levantar a descrição completa dos produtos em português e inglês.

Licença de Importação ou certificação do produto

O despachante aduaneiro ou o importador verifica se o produto precisa de licença de importação ou de algum registro prévio.

Estimativa de custos

O custo de importação é simulado de acordo com a configuração de embarque e as cotações de dólar/euro, que podem variar conforme os diferentes cenários.

  1. Pagamento e Produção

O fornecedor pode solicitar antecipadamente o pagamento parcial ou integral e colocar o pedido do importador em produção somente após o recebimento do valor combinado.

Pagamento para início da produção

O pagamento é efetuado por contrato de câmbio ou cartão de crédito internacional para a produção ser iniciada.

Acompanhamento da produção

Uma vez feito o pagamento e iniciada a produção, é hora de coordenar com os fornecedores a produção e a disponibilidade do produto para entrega.

  1. Pré-despacho

O pré-despacho diz respeito ao envio das instruções de embarque e cuja etapa em que também pode ser solicitada uma parte do pagamento do fornecedor que fará a liberação do produto.

Instruções de embarque

Nesta fase, são enviadas ao exportador informações indispensáveis para o embarque como dados completos do importador e do consignatário, bem como classificação fiscal do produto. Estas instruções de embarque podem ser enviadas pelo importador ou despachante aduaneiro ou agente de carga.

Pré-embarque

Este estágio compreende a solicitação da Licença de Importação e envio das informações aos órgãos fiscalizadores, quando necessário. Portanto, se trata do momento em que o importador pede autorização ao governo brasileiro por meio do Siscomex.

Envio do pagamento

Caso o primeiro pagamento tenha sido parcial e não integral, nesta parte o fornecedor solicitará o saldo devedor ao importador para dar andamento ao embarque das mercadorias.

Reserva de praça e seguro internacional

Uma vez confirmada a disponibilidade dos itens, o importador solicita ao agente de carga que reserve o modal escolhido para transporte, como navio, avião, ou caminhão por exemplo, realizando a coleta no local indicado pelo exportador. Nesta fase de coleta e reserva do transporte é recomendado fazer um seguro internacional da carga para evitar imprevistos e prejuízos.

  1. Carregamento e documentos originais

Chegou o momento de carregar a mercadoria, e para isso ela precisa ser retirada na fábrica ou local do exportador, para então ser transportada para o local de embarque, onde serão emitidos documentos indispensáveis para sua liberação, tais como Packing List, Conhecimento de Embarque e Fatura Comercial.

Carregamento das mercadorias

Como visto acima na última fase da etapa 3, a reserva de praça já foi feita, que é o fechamento do frete internacional e o seguro, então agora o agente de carga ou a transportadora internacional ficará encarregado(a) de coordenar a coleta no local devido e seu transporte até o destino.

Documentos originais para desembaraço aduaneiro

O exportador é quem emite a Fatura Comercial e o Packing List, enquanto o agente de carga emite o Conhecimento de Embarque. Uma vez munido destes três documentos originais, o exportador os envia ao importador. 

  1. Instruções de despacho e Numerário

Agora que a mercadoria está em transporte internacional, o importador precisa se programar quanto aos custos e impostos cobrados sobre o produto quando este chegar ao Brasil e, caso ainda não tenha feito em uma etapa anterior, encaminhar a documentação de despacho aduaneiro ao Siscomex.

Impostos e custos logísticos

O Numerário do processo é o documento que mostra as despesas logísticas e impostos, o qual o importador deve solicitar ao seu despachante aduaneiro para se programar com o pagamento dessas taxas que deve ser feito após a chegada da mercadoria no país destino.

Instruções de despacho aduaneiro

O despachante aduaneiro precisa ter informações como descrição completa e peso dos produtos (bruto e líquido), Incoterms, forma de pagamento e outras para que possa fazer o registro de importação junto ao Siscomex.

  1. Chegada e presença de carga

Antes do despacho aduaneiro, é necessário que a presença do produto seja confirmada no armazém de controle da Receita Federal após a chegada da carga no porto, aeroporto ou ponto de fronteira. Neste momento também pode ser feito o pagamento de alguns custos logísticos e taxas previstas no numerário.

Chegada da carga no aeroporto ou porto

O agente de carga ou a transportadora internacional envia informações ao importador para que seja feito o acompanhamento da chegada da mercadoria.

Pagamento de taxas aero/portuárias e frete internacional

Nesta parte do processo, o importador precisa obrigatoriamente realizar o pagamento das taxas previstas no numerário, como o frete internacional e taxas aeroportuárias ou portuárias.

Presença de carga

O importador só pode dar entrada na documentação para registro da importação após a presença da carga ser confirmada no armazém para controle da Receita Federal.

  1. Despacho aduaneiro

Uma vez que a carga chegou, sua presença foi confirmada no armazém e o importador realizou todos os pagamentos necessários, a Receita Federal pode realizar o despacho aduaneiro, isto é, a liberação da carga.

Deferimento da licença de importação (se aplicável)

Nem sempre a licença de importação pós-embarque é necessária, mas se for o caso do seu produto, é nesta etapa que o importar a solicita, que é após a chegada da carga no armazém de desembaraço.

Pagamento dos impostos de importação e DI

Como mencionado anteriormente, o importador precisa pagar todas as taxas para fazer o registro da importação no Siscomex, que é o Registro da Declaração de Importação (DI).

Parametrização da DI

O Siscomex faz um cruzamento de informações e documentos para definir a forma de tratamento à importação, que pode ser: Canal Verde, Canal Amarelo, Canal Vermelho ou Canal Cinza. Essa parametrização da Declaração de Importação é feita de forma eletrônica com base em vários fatores sobre a carga e avaliação do risco.

Liberação de acordo com a parametrização

O modo de liberação da mercadoria e seu prazo varia de acordo com a parametrização aplicada pelo Siscomex, podendo haver liberação direta das mercadorias (canal verde), conferência documental (canal amarelo) ou conferência documental e física (canal vermelho).

Conclusão do desembaraço e liberação para transporte

Após cumprir as exigências solicitadas pelo Siscomex na parametrização, a mercadoria é desembaraçada e o processo de importação é concluído, assim a carga pode seguir para a próxima etapa de carregamento até o destino final.

  1. Emissão de NF e carregamento

Assim que a Receita Federal liberar as mercadorias, o importador já pode (e deve) emitir a Nota Fiscal de Entrada (Danfe) e providenciar o carregamento e a entrega no seu próprio local.

Nota Fiscal de Importação

O carregamento do armazém até o local do importador somente pode ser efetivado após a emissão da Nota Fiscal de Importação (Entrada) por parte do importador.

Carregamento

Com a nota fiscal, o importador pode contratar uma transportadora de sua preferência para realizar a coleta das mercadorias no armazém de desembaraço onde está.

Transporte e entrega

Feita a coleta dos produtos, eles poderão ser transportados até o local desejado pelo importador.

  1. Fechamento de custos e arquivo

Com os produtos devidamente entregues, o importador faz um fechamento de custos a partir dos comprovantes de pagamento originais e o arquivamento dos documentos da importação, que pode ser físico ou digital.

Fechamento de custos

Para fazer o fechamento dos custos de importação, o importador deve ter consigo os comprovantes de pagamento de todas as despesas incorridas do início ao fim do embarque. Assim ele pode lançar em seu sistema todos os custos da importação e saber o valor final, que não se trata apenas daquele indicado na nota fiscal, mas sim o total de custos envolvidos.

Arquivamento dos documentos

É indispensável que o importador faça o arquivamento seguro de todos os documentos originais da importação, seja de forma física ou digital, uma vez que a legislação brasileira exige que eles sejam mantidos por no mínimo 5 anos.

Importar é um mundo de oportunidades

A Midas é uma Trading, cujo objetivo é intermediar a importação, utilizando as melhores opções fiscais e logísticas disponíveis para que sua empresa possa importar sem a necessidade de estruturar um setor próprio para isso, além de garantir mais segurança no processo, ter a consultoria de especialistas com experiência e evitar grandes problemas com a sua carga ou custos extras.

 

Agora que você conhece as etapas de um embarque de importação e as vantagens de importar para tornar sua empresa mais competitiva, atrativa aos clientes e lucrativa, fale conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa a se destacar no mercado e colocar você a par de cada etapa e decisão, com conhecimento, transparência e agilidade.

 

A Midas Importação e Exportação é referência há mais de 13 anos no Comércio Exterior e quer ajudar você a importar também e se abrir ao mundo de oportunidades do comércio internacional. Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais:

 

Midas Importação e Exportação | Itajaí | 47 3311-4075 (midascomex.com.br)

 

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